Weby shortcut
Icone - facebook
UFG e FUNASA desenvolvem projeto de saneamento e saúde ambiental
em comunidades rurais e tradicionais de Goiás

UFG e FUNASA desenvolvem projeto de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais de Goiás

Por Gabriel Lima

UFG e FUNASA desenvolvem projeto de saneamento e saúde ambientalem comunidades rurais e tradicionais de Goiás

A Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), desenvolve até dezembro de 2020 o projeto “Saneamento e Saúde em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás”. A Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA-UFG) e a Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG) são as partes constituintes desse projeto, com administração a cargo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).

Na quinta-feira, 15/2, os integrantes do projeto se reuniram no auditório Prof. Biolkino Pereira, na UFG, para um seminário de nivelamento conceitual e teórico da equipe integrante, com a finalidade de que os integrantes das áreas envolvidas entendam todas as particularidades do projeto.

Marcaram presença no seminário o Prof. Dr. Paulo Scalize, coordenador do projeto e vice-diretor da EECA, que abriu os trabalhos com a exposição do Plano de Trabalho. Estiveram presentes o Reitor da UFG, Edward Madureira, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Jesiel Carvalho, além de outros professores que também integram a equipe do projeto. 

UFG e FUNASA desenvolvem projeto de saneamento e saúde ambientalem comunidades rurais e tradicionais de Goiás

O seminário contou com 10 palestras, entre elas: “Gestão em saúde de comunidades rurais/SUS”, que teve como palestrante a Profa. Dra. Claci Rosso, diretora da Faculdade de Enfermagem e subcoordenadora do projeto; “Metodologia de Trabalho com Comunidades Rurais e Tradicionais”, ministrada pela Professora Dra. Karla Hora, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental; “Doenças de Transmissão Hídrica e elementar em meio ambiente e seus impactos na saúde humana”, sob orientação do Prof. Dr. Marcos de Matos, da FEN-UFG; “Planos de Segurança e sua elaboração” foi o tema da palestra da Profa Dra. Nolan Bezerra. O seminário terminou com a palestra “Tratamento Estatístico das informações” oferecida pelo Prof. Dr. Luis Baumann, do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG). 

Foram tratados ainda no encontro assuntos relacionados as etapas, fases e produtos do projeto que terá como objetivo a promoção de conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais a fim de gerar ações de gestão tecnológicas e sustentáveis, bem como estimular o empoderamento destas comunidades referente à saúde e o saneamento ambiental.

 

Listar Todas Voltar