Logomarca marca formato Vetor
Marca da UFG - Universidade Federal de Goiás
EECA.jpg

Eficiência energética é tema de oficinas em Escola Municipal de Goiânia

Entre os dias 29 de Março e 04 de Abril do corrente ano, os estudantes Marlison Noronha Rosa e Yan Machado de Sousa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás realizaram oficinas de educação ambiental na Escola Municipal Maria da Terra, localizada no Bairro Floresta Região Noroeste de Goiânia.

As oficinas tiveram o intuito de promover o uso racional da energia elétrica entre professores, alunos e funcionários. Participou da atividade estudantes de turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período noturno e estudantes da primeira fase do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino.

img17.jpg   img18.jpg

A atividade é desdobramento do projeto de pesquisa Eficiência Energética em Edifícios Públicos Municipais de Goiânia (PEEEPMG) e foi coordenada pela Professora Doutora Karla Emmanuela R. Hora (EECA/UFG). O Projeto PEEEPMG foi desenvolvido em parceria com a Universidade Internacional da Flórida (FIU), Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da FAV e da EECA, Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Prefeitura Municipal de Goiânia. Tanto o projeto, quanto as ações de educação ambiental contaram com a importante contribuição da Companhia Elétrica de Goiás (CELG) pelo o fornecimento dos dados e disponibilização de maquete eletrônica para as oficinas.

O Projeto teve por objetivo geral reduzir de 10 a 15% do consumo de energia elétrica em edifícios públicos através de práticas sustentáveis e conscientização dos usuários.

A Escola Municipal Maria da Terra foi escolhido como local para o desenvolvimento de ação piloto. As intervenções realizadas no edifício basearam-se em: substituição de lâmpadas e execução de atividades de educação ambiental.

img24.jpg  img25.jpg

As ações realizadas permitiram gerar uma economia de 22% no consumo médio de energia nos últimos quatro meses (novembro de 2016 a fevereiro de 2017). As estratégias em eficiência energética aplicadas possibilitaram redução nos custos, modernização e readequação de equipamentos com maior desempenho e durabilidade. Além disto, o estudo contribuiu para divulgar práticas socioambientais sustentáveis.

Por fim, o estudo realizado no edifício Escola Municipal da Terra pode ser adotado em outros edifícios do ensino municipal, visto que, existem 324 edifícios educacionais, com mesma tipologia, no município.

O projeto em questão, demostra a importância das pesquisas realizadas pela UFG e o seu envolvimento e compromisso com a comunidade. A Escola Municipal Maria da Terra foi importante parceira na condução do estudo, assim como a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.