Weby shortcut
Logomarca marca formato Vetor
Marca da UFG - Universidade Federal de Goiás
Icone - facebook

Engenharia Ambiental e Sanitária

Atualizado em 29/05/17 15:39.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação/remediação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais. É ele, também, que assessoram empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento. O engenheiro ambiental e sanitarista pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. Esse profissional atua, também, para viabilizar a obtenção do certificado ambiental para a área de produtos e serviços, a ISO 14.000.

perfil do nosso egresso é garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Este perfil permite ao curso de graduação mantido pela Escola de Engenharia Civil e Ambiental a organização de seu próprio currículo, considerando a necessária flexibilidade da formação do Engenheiro Ambientalista e Sanitarista, bem como a heterogeneidade das demandas sociais.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista deverá estar apto a avaliar a dimensão (magnitude, duração, reversibilidade e natureza) das alterações ambientais causadas pelas atividades do Homem, sejam elas benéficas ou adversas, independentemente da área de influência. Pretende-se que esse profissional possua conhecimentos técnicos suficientes para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis, qualquer que seja a escala em que ocorram (local, regional, global). A partir desses pressupostos, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista será, dentre os profissionais que atuam na área, aquele que deverá possuir formação acadêmica que permita sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural. A existência de profissionais com essas características é certamente importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente. Além disso, com vistas a atender às condições dinâmicas do perfil profissional estabelecido, o currículo deverá permitir que o aluno desenvolva, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício de suas atividades profissionais:

  1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Ambiental e Sanitária;
  2. Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados;
  3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços em Engenharia Ambiental e Sanitária, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos sociais e ambientais;
  5. Identificar, formular e resolver problemas da área;
  6. Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  7. Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas;
  8. Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;
  9. Visão crítica de ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em Engenharia;
  10. Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais;
  11. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
  12. Atuar em equipes multidisciplinares.

 

Duração: 10 semestres.

Localização: Campus Colemar Nata e Silva - Praça Universitária

Período: Predominantemente matutino e vespertino

 

Coordenador: Karla Alcione da Silva Cruvinel 

Secretaria do Curso:   Jackeline Rezende

                                 Thiago Afonso de Sousa

E-mail: engambientalufg@gmail.com

 

Documentos relativos ao curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária:

Documento - Resolução CEPEC 1235 que aprova o Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Documento - Matriz curricular do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Documento - Fluxo curricular sugerido para o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Documento - Ementas e bibliografias (básica e complementar) das disciplinas do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Documento  - Ementas das disciplinas com conteúdo programático do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária 

Listar Todas Voltar